terça-feira, 19 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Alexandre Manuel Vahía de Castro O'Neill de Bulhões, ou simplesmente Alexandre O'Neill, importante poeta português, fundador do Movimento Surrealista de Lisboa, nasceu em Lisboa, no dia 19 de Dezembro de 1924. Descendente de irlandeses, morreu em 21 de Agosto de 1986, vítima de doença cardíaca.
As suas primeiras influências surrealistas surgiram no ano de 1947, quando contactou com Mário Cesariny. Em 1948, fundaram o Grupo Surrealista de Lisboa, juntamente com outros intelectuais. Este grupo depressa se dividiu em dois e deu origem ao Grupo Surrealista Dissidente. Também este grupo se dissolveu poucos anos depois, mas as influências surrealistas permaneceram visíveis nas obras de Alexandre O'Neill. Escreveu também panfletos contra Salazar, que lhe valeram muitas vezes a prisão e a confiscação do passaporte.
Alexandre O'Neill não conseguiu viver apenas da literatura e alargou a sua acção à publicidade. Foi autor de um slogan publicitário, ainda hoje utilizado pela Prevenção nas Praias : “Há mar e mar, há ir e voltar”.
Além de vários livros de poesia, publicou também duas obras em prosa e organizou as Antologias Poéticas de Gomes Leal, de Teixeira de Pascoaes e de João Cabral de Melo Neto. Gravou o disco "Alexandre O'Neill Diz Poemas de Sua Autoria". Foi traduzido em Itália e, em 1982, recebeu o Prémio da Associação de Críticos Literários.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...