sábado, 2 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Edmond Eugène Alexis Rostand, poeta e dramaturgo francês, morreu em Paris no dia 2 de Dezembro de 1918, vítima da gripe espanhola. Nascera em Marselha em 1 de Abril de 1868.
Tendo passado a infância e a adolescência em Luchon, foi esta localidade que lhe inspirou as primeiras obras. Aí escreveu nomeadamente, com vinte anos, a peça de teatro “A Luva Vermelha” e, sobretudo, um livro de poesia dois anos mais tarde (Les Musardises).
Prosseguiu depois os seus estudos de Direito em Paris, actividade que nunca exerceu e, depois de ter estado inclinado para a carreira diplomática, acabou por se consagrar à poesia e ao teatro.
Edmond Rostand teve o seu primeiro grande sucesso em 1894 com “As Romanescas”, peça em verso apresentada na Comédie française. Foi, no entanto, a representação de “Cyrano de Bergerac”, em Dezembro de 1897, que lhe trouxe a glória. O que ele tinha temido vir a ser um fracasso, acabou com vinte minutos de aplausos, com o público de pé, e na presença de um ministro que o foi mesmo visitar nos bastidores. Esta peça foi depois traduzida em várias línguas e constituiu um sucesso universal. O personagem Cyrano passou a ombrear com Hamlet e Don Quixote. Ainda recentemente, em 2005, foi adaptada à ópera, sendo representada na Metropolitan Opera, em Nova Iorque, com Plácido Domingo como actor principal.
Nomeado para a Academia Francesa em 1901, só aí foi recebido em 1904, em virtude de doença.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...