quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Gustave Eiffel, arquitecto e engenheiro francês, morreu em Paris, no dia 27 de Dezembro de 1923. Nascera em Dijon, em 15 de Dezembro de 1832.
Especializou-se em estruturas metálicas, começando por construir viadutos e pontes. A estrutura metálica da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, é também obra sua.
É conhecido sobretudo pela Torre Eiffel, construída entre 1887 e 1889, por ocasião da Exposição Universal de Paris, e que acabou por se converter no símbolo da capital francesa. O que muita gente ignora é que este projecto tinha sido antes apresentado às autoridades municipais de Barcelona, que não o aceitaram por o julgarem irrealista e caro. Construção polémica, muitas personalidades francesas não concordavam com ela. Uma greve dos operários, que se achavam mal pagos para o impacto que a obra tinha, não constituíram tampouco obstáculo para Gustave Eiffel, que aceitou pagar salários exorbitantes para a época, só para que a obra não parasse.
Para a rentabilizar e, sobretudo, para mostrar a sua utilidade, passada a euforia da Exposição, Eiffel fez instalar no seu topo um laboratório de meteorologia e, mais tarde, uma antena de rádio. Além disso, tentou demonstrar todas as suas utilidades científicas, como a medida da radioactividade, a análise do ar e várias outras experiências. Apesar de tudo, a torre estaria destinada ao desmantelamento, não fossem os militares que viram nela um interesse estratégico para a aviação, que dava então os primeiros passos. Ele próprio acabaria por se interessar pela aeronáutica, tendo concebido, em 1917, um avião de caça monoplano.
Depois da 1ª Guerra Mundial, Gustave Eiffel doou todas as suas instalações ao estado francês. A sua primeira grande obra e o seu primeiro êxito tinha sido a Ponte Ferroviária de Bordéus, com apenas 26 anos. Curiosamente, a Ponte Maria Pia, no Porto (1877), o seu projecto mais ligeiro, mais barato, mas muito audacioso, foi aquele que mais contribuiu definitivamente para a sua reputação, tanto em França como no estrangeiro. O Mundo, da Europa à Ásia, passando pela América, pode apreciar trabalhos seus. Eiffel é considerado um dos homens mais notáveis do seu século.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...