domingo, 10 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Luigi Pirandello, dramaturgo, poeta e romancista italiano, faleceu em Roma no dia 10 de Dezembro 1936. Nascera em Agrigento, em 28 de Junho 1867.
Pirandello, que tinha um profundo sentido de humor e grande originalidade, veio renovar o teatro. A sua obra mais conhecida é “Seis personagens à procura de um autor”. Recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 1934.
Em 1902, tinha renunciado a escrever poesia e, em 1908, publicou um ensaio sobre o “Humor”. Entretanto, como que prevendo a angústia em que viria a viver, escreveu uma série de contos a que chamou “Quando eu era louco”. A mulher atormentava-o com ciúmes, principalmente quando ele ensinava num liceu de raparigas. Isto condicionou muito a sua inspiração de escritor.
Em 1903, a empresa de seu pai faliu e a mulher enlouqueceu. Ele chegou a pensar em suicidar-se, mas retomou coragem e dedicou-se ao seu trabalho de criador. As suas experiências de vida, na infância e adolescência e após o casamento, explicarão a razão porque na sua obra dificilmente se encontrará uma página de amor.
As suas peças de teatro eram aplaudidas por uns, que as achavam poéticas, e vaiadas por outros, que lhe acenavam com o manicómio. O seu nome, no entanto, corria mundo e as suas peças eram representadas em todo o lado.
Trabalhou praticamente até ao fim, tendo morrido vítima de uma pneumonia, contraída durante as filmagens da adaptação cinematográfica de uma das suas obras.
Escreveu no seu testamento: «Desejo que a minha morte não seja notícia. Quando eu morrer, não me vistam. Embrulhem-me nu, num lençol. Nada de flores. Nada de velas acesas. Um enterro dos mais baratos, o dos pobres. Que ninguém me acompanhe, nem parentes nem amigos. Queimem-me. Que o meu corpo, depois de incinerado, seja disperso ao vento, porque não quero que nada, nem mesmo a cinza, reste de mim.».
Sua mulher morreu, vinte e três anos depois, numa clínica psiquiátrica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...