terça-feira, 12 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Manoel Cândido Pinto de Oliveira, cineasta português e o mais velho realizador no mundo em actividade, nasceu no Porto, em 12 de Dezembro de 1908. É considerado um dos profissionais do cinema mais influentes na Europa.
Educado num Colégio de Jesuítas, ingressou com vinte anos na escola de actores de um cineasta italiano radicado no Porto. O primeiro filme que dirigiu foi um documentário sobre a actividade fluvial no Rio Douro. Recebeu também formação nos estúdios alemães da Kodak e participou como actor no primeiro filme sonoro português A Canção de Lisboa .
Só muito mais tarde, em 1942, fez o seu primeiro filme de ficção: Aniki-Bóbó, o retrato de crianças nas ruas do Porto, um filme que anunciava e prefigurava o neo-realismo italiano. Mais tarde, Manoel de Oliveira teve de abandonar certos projectos nos quais estava envolvido, para se dedicar às empresas da família. No entanto, nunca perdeu a sua paixão pelo cinema e, em 1956, voltou com O Pintor e a Cidade.
Em 1963, O Acto de Primavera marcou uma nova fase do seu percurso de cineasta. Surgiu, de seguida, A Caça. Estes dois filmes foram muito bem recebidos pelo público e pela crítica, mas só voltou a rodar nos anos setenta. E de então para cá nunca mais parou. Até hoje. É por vezes acusado de fazer filmes demasiadamente extensos.
Manoel de Oliveira insiste em dizer que só cria filmes pelo gozo de os fazer, independente da reacção dos críticos. Apesar das múltiplas condecorações em festivais como o Festival de Cannes, de Veneza e de Montreal, leva uma vida retirada e longe das luzes da ribalta.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...