sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de Dezembro de 1865. Faleceu na mesma cidade em 28 de Dezembro de 1918.
Iniciou o curso de Medicina, que não chegou a concluir, tentou Direito, que também não concluiu, passando então a dedicar-se inteiramente à literatura. Em 1884, publicou o soneto “A sesta de Nero” na imprensa, no jornal “Gazeta de Notícias”, facto que representava toda a glória possível para um candidato a poeta.
Começou a trabalhar no jornal A Cidade do Rio, tendo sido nomeado correspondente em Paris no ano de 1890. De volta ao Brasil, no ano seguinte, iniciou o romance "O esqueleto", em colaboração com Pardal Mallet, que foi publicado no jornal Gazeta de Notícias, em forma de folhetins e sob o pseudónimo de Vítor Leal.
Publicou inúmeras crónicas literárias no jornal A Notícia e colaborou em vários jornais como A Semana, Cosmos, A Cigarra, A Bruxa e A Rua.
Foi como poeta, porém, que Bilac se imortalizou, sendo eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros em 1907. Juntamente com Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, constituiu a liderança e a expressão do parnasianismo no Brasil, formando os três a chamada Tríade Parnasiana.
A publicação de “Poesias”, em 1888, trouxe-lhe a consagração. Os temas mais constantes na sua obra são a beleza feminina e os momentos épicos da história brasileira. Escreveu igualmente Novelas, Contos e Teatro Infantil.
Bilac defendia ardorosamente a abolição da escravatura e os ideais republicanos. O seu enterro foi acompanhado por uma enorme multidão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...