segunda-feira, 4 de dezembro de 2006


EFEMÉRIDE - Rainer Maria Rilke, de nacionalidade austríaca, considerado o melhor poeta da língua alemã do século XX, nasceu em Praga, no dia 4 de Dezembro de 1875. Morreu em Montreux, na Suiça, em 29 de Dezembro de 1926, vítima de leucemia.
Rike, que fez os seus estudos nas universidades de Praga, Munique e Berlim, publicou o primeiro livro em 1894, Vida e Canções, uma colecção de versos de amor. Exerceu a profissão de jornalista.
Alguns anos depois, em 1899, Rilke viajou para a Rússia, o que veio trazer uma dimensão religiosa aos seus poemas. Rilke passou a observar a natureza, dadas as dimensões e exuberância das paisagens russas, como manifestação divina presente em todas as coisas. Publicou então, mais precisamente em 1900, Histórias do bom Deus.
Foi depois para Paris, onde trabalhou como secretário do escultor Auguste Rodin, em 1905 e 1906. Rodin exerceu grande influência sobre a poesia de Rilke, o que se veio a reflectir na sua produção de 1907 a 1908.
Após a Primeira Guerra Mundial, mudou-se de Munique para a Suíça, onde redigiu livros notáveis, também em língua francesa. A sua obra influenciou muitos autores em diversas partes do mundo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...