sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - A Restauração da Independência de Portugal é comemorada anualmente, no dia 1 de Dezembro, assinalando o fim da ocupação espanhola. Portugal tinha estado ocupado, com tudo o que isso implicava, durante 60 anos.A morte de D. Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1580, Felipe II de Espanha foi aclamado rei de Portugal e, assim, durante sessenta anos, Portugal sofreu o domínio espanhol. Ao contrário daquilo que o monarca prometera, ainda no seu mandato e de modo mais intenso no reinado do seu sucessor, Felipe III de Espanha, o desrespeito pelos privilégios nacionais agravavam-se. Os impostos aumentavam; a população empobrecia; os burgueses ficavam afectados nos seus interesses comerciais; a nobreza estava preocupada com a perda dos seus postos e rendimentos; e o Império Português era ameaçado por ingleses e holandeses perante o desinteresse dos governadores filipinos.
Um sentimento profundo de autonomia, partilhado por toda a população, cresceu e foi consumado na revolta de 1640, na qual um grupo de conspiradores aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV, dando início à quarta Dinastia – a Dinastia de Bragança.
Paralelamente, com a consolidação da independência, os portugueses conseguiram expulsar os holandeses do Brasil, de Angola e de São Tomé e Príncipe.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...