sábado, 30 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Romain Rolland, escritor francês, faleceu em Vézelay, no dia 30 de Dezembro de 1944. Nascera em Clémency, Nièvre, em 29 de Janeiro de 1866, tendo recebido o Prémio Nobel de Literatura em 1915.
Foi professor de História em Paris, membro da Escola Francesa de Roma e professor de História da Música na Sorbonne.
Romain Rolland, no entanto, não se entusiasmava muito com o Ensino e, a partir do momento em que a Literatura lhe assegurou o dinheiro necessário para viver, pediu a demissão da Universidade (1912). Correspondeu-se com Sigmund Freud durante quinze anos, até o encontrar em Viena.
Em 1924, um seu livro sobre Gandhi contribuiu bastante para que este fosse conhecido em todo o Mundo. Encontrou-o sete anos mais tarde.
Instalou-se na Suiça, à beira do lago Léman, para se dedicar inteiramente à sua obra. A sua vida balançava, no entanto, entre problemas de saúde e viagens por ocasião de manifestações artísticas.
Em 1937, voltou a França, a Vézelay. A localidade foi ocupada pelas forças de Hitler em 1940 e Romain Rolland isolou-se, numa solidão total e silenciosa. Mas não parou de escrever. Redigiu as suas Memórias e escreveu ainda “Péguy”, publicado em 1944, ano da sua morte, no qual deixou espelhadas as suas recordações pessoais, aclarando as reflexões de uma vida, sobre a religião e o socialismo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...