segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Stephen Bantu Biko, uma das grandes figuras da luta anti-apartheid na África do Sul, nasceu em King William's Town, no dia 18 de Dezembro de 1946. Morreu em 12 de Setembro de 1977.
Não satisfeito com a União Nacional de Estudantes Sul-africanos, da qual era membro, participou na fundação, em 1968, da Organização dos Estudantes Sul-africanos. Em 1972, tornou-se presidente honorário da Convenção dos Negros.
Em 1973, foi proibido de comunicar com mais de uma pessoa simultaneamente, o que o impedia portanto de fazer discursos. Também foi proibida a citação de qualquer das suas declarações anteriores, tivessem sido feitas em discursos ou mesmo simplesmente em conversas.
Em 6 de Setembro de 1977 foi preso numa operação stop feita pela polícia. Acorrentado às grades de uma janela da penitenciária durante um dia inteiro, sofreu grave traumatismo craniano. Em 11 de Setembro, foi metido num veículo policial para ser transportado para outra prisão. Morreu no dia seguinte e a polícia alegou que a morte se devera a "prolongada greve de fome ".
Os cinco polícias envolvidos no assassinato de Biko nunca foram processados, devido a falta de provas e ausência de testemunhas.
O seu nome inspirou várias canções, entre as quais “Biko” de Peter Gabriel, e um filme (Grito de Liberdade) de Richard Attenborough. Uma estátua homenageia-o em Londres.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...