domingo, 24 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Vasco da Gama, navegador português, morreu em Cochim, na Índia, em 24 de Dezembro de 1524. Nascera em Sines, Portugal, em 1469.
O rei D. Manuel I confiou-lhe o comando da frota que, em 8 de Julho de 1497, saiu do Rio Tejo em demanda da Índia, com 150 homens entre marinheiros, soldados e religiosos, distribuídos por quatro pequenas embarcações: a São Gabriel, a São Rafael, a Bérrio, depois chamada São Miguel, e uma naveta para transporte de mantimentos.
Em 2 de Março de 1498, completando o contorno da costa africana, a armada aportou a Moçambique, depois de ter estado sob medonhos temporais e de Vasco da Gama ter dominado, com mão de ferro, uma revolta da marinhagem.
O piloto, que o sultão da Ilha de Moçambique lhe forneceu para o conduzir à Índia, foi secretamente incumbido de entregar os navios portugueses aos mouros em Mombaça. Um acaso fez com que fosse descoberta a cilada e Vasco da Gama pôde continuar até Melinde, cujo rei lhe forneceu um piloto árabe, conhecedor do Oceano Índico. Em 17 de Abril de 1498, foi avistada Calecute e estava assim estabelecida a rota no Oceano Índico e descoberto, por um europeu, o caminho marítimo para a Índia.
Vasco da Gama regressou a Lisboa no Verão de 1499 e D. Manuel recompensou o seu feito glorioso, nomeando-o Almirante-mor das Índias e dando-lhe uma renda de trezentos mil réis anuais. Recebeu, conjuntamente com os irmãos, o título de Dom e duas vilas, em Sines e Vila Nova de Milfontes.
Voltaria ainda duas vezes à Índia, território de que foi governador e segundo vice-rei, para lutar contra aqueles que punham em causa a presença portuguesa na região. Vasco da Gama conseguiu impor a ordem, mas veio a morrer em Dezembro desse mesmo ano, em Cochim. Os seus restos mortais, que vieram para Portugal dm 1536, foram colocados em 1880 no Mosteiro dos Jerónimos, ao lado do túmulo de Luís de Camões.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...