quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Albert Camus, escritor, romancista, dramaturgo, jornalista e filósofo francês, morreu em Villeblevin, França, num acidente de automóvel, em 4 de Janeiro de 1960. Nascera em Mondovi, na Argélia, em 7 de Novembro de 1913.
Começou a escrever muito cedo e, aos 19 anos, já tinha textos publicados na revista argelina “Sud”. Depois de obter uma licenciatura em Filosofia, tornou-se jornalista. Em 1935, começou a escrever “L'Envers et l'Endroit”, que seria publicado dois anos depois. Em Argel, fundou o Teatro do Trabalho, substituído mais tarde pelo Teatro da Equipa, também criação sua.
Entrou para o jornal da Frente Popular, mas uma reportagem-inquérito sobre a “Miséria na Cabília” levou o Governador a proibir o jornal e a providenciar para que Albert Camus não encontrasse mais trabalho.
Instalou-se então em Paris e trabalhou no Paris-Soir, começando a escrever “O Estrangeiro” e um ensaio sobre Filosofia.
Integrou a Resistência à ocupação alemã, o que não o impediu de ser o único intelectual ocidental a denunciar o uso da bomba atómica pelos americanos, precisamente dois dias antes do ataque a Hiroxima. Foi Prémio Nobel de Literatura em 1957.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...