terça-feira, 16 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Arturo Toscanini, músico italiano, considerado por muitos o maior regente de orquestra que o mundo já conheceu, morreu em Riverdale, no dia 16 de Janeiro de 1957, vítima de um ataque de apoplexia. Nascera em Parma, Itália, em 25 de Março de 1867.
Depois de estudos no Conservatório de Parma, entre 1876 e 1885, tornou-se violoncelista da companhia de ópera Rossi, de Milão.
O seu destino mudou quando, na noite de 30 de Junho de 1886, no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, durante uma apresentação de Aida de Verdi, o maestro foi vaiado. Convidado a substituí-lo, Toscanini dirigiu a orquestra de tal modo que, no final, foi aplaudido calorosa e longamente pelo público. Jornais de todo o mundo noticiaram o acontecimento e Toscanini ganhou a partir daí grande destaque internacional.
Foi director musical do Scala de Milão durante vários períodos. Esteve muitos anos em Nova Iorque, onde se tornou regente do Metropolitan Opera House, da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e da Orquestra Sinfónica da NBC.
Toscanini, que era declaradamente antifascista, afirmou um dia : «Abram as portas das prisões e soltem todos os criminosos. Não encontrarão ninguém pior que Mussolini».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...