sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Charles Perrault, escritor francês do século XVII, muito conhecido pelos seus contos infantis, a maioria dos quais escritos a partir de tradição oral, nasceu em Paris, no dia 12 de Janeiro de 1628. Morreu, também em Paris, em 16 de Maio de 1703.
Além de escritor, foi advogado e trabalhou para o rei Luís XIV. Começou por escrever poesia, em 1648, e entrou para a Academia Francesa, em 1671.
Tinha quase 70 anos, quando resolveu escrever e publicar em livro, as histórias que ouvia de sua mãe, quando era criança. O livro, que foi publicado em 1697, ficou a ser conhecido por “Contos da Mãe Gansa” e era constituído por oito contos. Entre eles, “A Bela Adormecida”, “O Barba Azul”, “Chapéuzinho Vermelho”, “Cinderela” ou “A Gata Borralheira”, “O Gato de Botas” e “O Pequeno Polegar”, populares ainda hoje em todo o Mundo. Para além de os ter escrito, Perrault deu-lhes um cunho moralista, fazendo deles verdadeiros instrumentos para o ensino das crianças de então.
Quase toda a gente conhece os seus contos, mas poucos conhecem as versões de Charles Perrault, que foram sendo alteradas ao longo dos tempos. Nelas, por exemplo, o Capuchinho Vermelho e a sua avó acabavam por ser comidas pelo lobo; A Bela Adormecida acordava sozinha e não com o beijo do Príncipe, etc., etc. Existem igualmente numerosas adaptações cinematográficas de várias destas histórias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...