domingo, 21 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Christian Dior, grande costureiro francês, nasceu em Granville, no dia 21 de Janeiro de 1905 . Morreu em Montecatini, Itália, em 24 de Outubro de 1957.
Embora desejasse uma carreira artística, os pais mandaram-no para Paris a fim de estudar Relações Internacionais e assim poder seguir a vida diplomática. Christian não se adaptou, porém, à profissão escolhida pelos pais e começou a frequentar ateliers de pintura e de desenho, chegando a pintar mesmo alguns quadros. Depois, abriu uma Galeria de Arte onde expôs quadros de Picasso, Matisse e Dali. Mais tarde, desenhou roupas para o Cinema e para o Teatro, mas acabou por ser a sua habilidade para desenhar roupas femininas que lhe trouxe a fama e o fez revolucionar a arte de vestir, transformando-o num ícone da alta-costura a nível mundial.
Fez, na época, as delícias dos industriais de tecidos, pois em vez dos três metros necessários para fazer um vestido antigo, os vestidos dele chegavam a precisar de vinte metros e mais. Em 1947, fez o primeiro desfile e já integrava na sua equipa o também futuramente célebre Pierre Cardin.
Seguindo os conselhos de um amigo de infância, alargou a sua influência aos perfumes. Com tudo isto, conquistou igualmente o mercado americano, tornando-se célebre e rico. Quando morreu, ainda relativamente novo, dizia-se que «Dior tinha sido chamado por Deus, para vestir os anjos».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...