terça-feira, 23 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro, escritor brasileiro, nasceu na ilha de Itaparica, na Baía, em 23 de Janeiro de 1941.
Ao mesmo que estudava Direito, colaborou juntamente com Glauber Rocha, em diversas revistas e jornais culturais, participando assim no movimento estudantil da época. Apesar de nunca ter exercido a profissão de advogado, completou o seu curso com brilhantismo.
Em 1964, foi viver para Estados Unidos, primeiro com uma bolsa de estudos da Embaixada Americana e, mais tarde , como professor.
Voltou ao Brasil, começando a leccionar Ciências Políticas na Universidade Federal da Baía, onde permaneceu durante 6 anos, desistindo da carreira académica para se dedicar ao jornalismo e à vida literária.
Mudou-se para Lisboa, em 1981, graças a uma bolsa concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian e aqui editou, juntamente com o jornalista Tarso de Castro, a revista Careta.
Regressou de novo ao Brasil, continuando a sua obra literária e colaborando no jornal “O Globo”, colaboração que dura até hoje.
Em 1994, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Participou, no mesmo ano, na Feira do Livro de Frankfurt, recebendo o Prémio Anna Seghers. É detentor da cátedra de Docente em Poesia, na Universidade de Tübigen, na Alemanha.
Os seus principais romances são Sargento Getúlio, Viva o Povo Brasileiro e O Sorriso do Lagarto. Além de Romances, escreveu também Contos, Crónicas, Ensaios e alguns livros de Literatura infanto-juvenil. Dominando magistralmente a língua inglesa, traduziu vários dos seus próprios livros para o Inglês.
Durante a IX Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 1999, lançou o livro "A Casa dos Budas Ditosos", um romance sobre a luxúria, que obteve enorme sucesso de vendas, tanto no Brasil como em Portugal. Em Janeiro de 2000, foi homenageado pelos escritores portugueses. Várias das suas obras foram adaptadas ao cinema e à televisão, algumas por ele próprio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...