sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - José Mário dos Santos Mourinho Félix, treinador de futebol português e um dos melhores do Mundo, nasceu em Setúbal, no dia 26 de Janeiro de 1963. Treina actualmente a equipa inglesa do Chelsea, depois de ter sido treinador do Benfica, do União de Leiria e do Porto. Em Inglaterra, chamam-lhe The Special One, apesar de alguns se queixarem da sua arrogância excessiva e de um comportamento sempre a tocar os limites das regras de boa convivência.
O pai, Félix Mourinho, tinha sido um bom guarda-redes. José Mourinho seguiu uma carreira universitária de Educação Física, especializando-se no futebol. Na década de 90, esteve no Vitória de Setúbal e no Estrela da Amadora. Foi depois contratado para coadjuvar Bobby Robson, quando este treinou o Sporting, o Porto e o Barcelona.
Tendo-se tornado um profundo conhecedor do futebol espanhol, já não acompanhou Robson, quando este foi para o PSV, permanecendo no Barcelona como adjunto de Louis Van Gaal.
Em 2000, foi convidado para treinar o Benfica, mas ficou pouco tempo. Foi para o Leiria, onde permaneceu dois anos. Em Janeiro de 2002, foi contratado pelo Porto, ficando em 3º lugar na Liga Portuguesa, mas prometendo o título para o ano seguinte. E assim aconteceu - o Porto foi campeão nacional e vencedor de competições europeias em dois anos seguidos. Ganhou ainda uma Taça de Portugal.
O milionário russo, Roman Abramovitch, patrão do Chelsea, cobiçou-o e mais não foi preciso. Mourinho tornou-se no treinador mais bem pago do Mundo. Abramovitch aceitou que Mourinho se fizesse acompanhar da sua equipa técnica e que contratasse praticamente todos os reforços que queria.
Em 2004/2005 e 2005/2006, ganhou uma Taça da Liga Inglesa e dois Campeonatos de Inglaterra, prova que o Chelsea não ganhava há cinquenta anos. Na época que corre, espera vencer de novo o campeonato inglês, o que vai ser difícil, mas já é finalista da Taça da Liga.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...