quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - José Oswald de Andrade Sousa, romancista, poeta, ensaísta e dramaturgo brasileiro, nasceu em São Paulo, no dia 11 de Janeiro de 1890. Morreu na mesma cidade, em 22 de Outubro de 1954.
É um dos grandes nomes do Modernismo Literário Brasileiro e, segundo a crítica, o seu elemento mais rebelde. Foi grande impulsionador da Semana da Arte Moderna de 1922, evento que teve importância fundamental na cultura brasileira. Por um lado, celebrava-se um século de independência política e, por outro, havia a necessidade de se definir o que era a cultura brasileira, o que era o sentir brasileiro e quais eram os seus modos de expressão próprios.
Foi com surpresa e satisfação que Oswald de Andrade descobriu, durante uma estada em Paris, na época do Futurismo e especialmente do Cubismo, que os elementos de culturas até aí consideradas como menores, como a Africana ou a da Polinésia, estavam a ser integrados na arte mais avançada. Assim, a arte europeia estava a ser renovada com a redescoberta de outras culturas. Oswald apercebeu-se que o Brasil, com toda a sua variedade cultural, tinha já uma vantagem e que assim se poderiam renovar as letras e as artes, fundindo os elementos da cultura popular com a erudita.
Oswald Andrade é autor de dois manifestos: O Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924), que acompanha os movimentos vanguardistas mundiais e onde defende uma poesia que seja “ingénua”, no sentido de não ser contaminada por formas preestabelecidas de pensar e fazer arte, e O Manifesto Antropófago (1928), que constitui uma síntese de alguns pensamentos do autor sobre o Modernismo Brasileiro, onde expressa a ideia de que a cultura brasileira é mais forte, pois embora tendo sido colonizada pela cultura europeia, digeriu-a e tornou-se superior a ela.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...