quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Luís Carlos Prestes, militar e político brasileiro, nasceu em Porto Alegre, no dia 3 de Janeiro de 1898. Morreu no Rio de Janeiro, em 7 de Março de 1990. Foi Secretário-Geral do Partido Comunista Brasileiro.
Em Outubro de 1924, já capitão, Luís Carlos Prestes liderou um grupo de rebeldes no Rio Grande do Sul. Cortando as linhas de cerco do governo, rumaram ao norte, até Foz do Iguaçu. Na região sudoeste do estado do Paraná, encontraram-se com os “paulistas” e formaram a chamada Coluna Prestes. Composta por 1500 homens, percorreram durante dois anos e cinco meses cerca de 25000 km. As suas baixas foram à volta de 750, devido à cólera, ao cansaço e aos poucos cavalos que tinham.
Prestes, apelidado de "Cavaleiro da Esperança", estudou marxismo na Argentina, para onde se transferiu nos finais de 1928. Em 1930, voltou clandestinamente a Porto Alegre, onde chegou a manter encontros com Getúlio Vargas. A convite da União Soviética, fixou residência neste país em 1931, trabalhando como engenheiro. Eleito membro da comissão executiva da Internacional Comunista, voltou de novo como clandestino ao Brasil, em Dezembro de 1934.
Em Março de 1936, foi preso, perdeu a patente de capitão e iniciou uma pena de prisão que duraria nove anos. Sua esposa, Olga Benário, de nacionalidade alemã, grávida, foi deportada e morreu na câmara de gás do campo de concentração nazi de Ravensbrück. O bebé, Anita Leocádia Prestes, nasceu numa prisão da Alemanha, mas foi resgatada pela mãe de Prestes, após intensa campanha internacional.
Com o fim do Estado Novo, foi amnistiado e posteriormente eleito Senador. As desventuras de Prestes não tinham porém acabado. Novas perseguições e penas de prisão. Após o golpe de 1964, perdeu os direitos de cidadão por dez anos. Exilou-se na União Soviética e só regressou ao Brasil depois da amnistia de 1979. Em 1982, conjuntamente com vários militantes, saiu do PCB.
A personagem de Luís Carlos Prestes foi retratada várias vezes no cinema e na televisão, como - por exemplo - na telenovela "Kananga do Japão".

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...