segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Martin Luther King Júnior, pastor e activista político americano, nasceu em Atlanta, no dia 15 de Janeiro de 1929. Morreu em 4 de Abril de 1968, assassinado em Memphis.
Pertencente à Igreja Batista, tornou-se num dos maiores defensores dos direitos civis (sobretudo para negros e mulheres), através de uma campanha de não-violência. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1964, tornando-se a pessoa mais jovem a recebê-lo.
Bacharelado em Sociologia, formou-se em 1951 no Seminário Teológico Crozer, em Chester, na Pensilvânia, tornou-se pastor em 1954 e doutorou-se em Teologia Sistemática em 1955.
A sua primeira batalha, juntamente com a também activista Rosa Parks, saldou-se por uma vitória: a Suprema Corte Americana tornou ilegal a segregação racial nos bus, restaurantes, escolas e outros locais públicos. King era seguidor da “desobediência civil não-violenta”, preconizada por Gandhi.
Em 1963, Martin Luther King proferiu o seu famoso discurso "Eu tenho um sonho", frente ao Memorial Lincoln em Washington, durante a "marcha pelo emprego e pela liberdade". Organizou e liderou numerosas marchas para conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foi, mais tarde, consagrada nas leis americanas.
Profundamente crítico da intervenção americana no Vietname, Luther King era também odiado por muitos separatistas do Sul, o que culminou no seu assassinato, atingido por um tiro, quando estava na varanda de um hotel da cidade de Memphis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...