terça-feira, 9 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDESimone Lucie Ernestine Marie Bertrand de Beauvoir, escritora, ensaísta, filósofa existencialista e feminista francesa, nasceu em Paris, no dia 9 de Janeiro de 1908, tendo falecido na mesma cidade, em 14 de Abril de 1986.
Com 17 anos, iniciou os seus estudos de Letras e Matemáticas. Em 1926, aderiu a um Movimento Socialista e seguiu cursos de Filosofia na Sorbonne. A sua decisão de ser escritora, no entanto, já estava tomada.
Conheceu Jean-Paul Sartre na Sorbonne, no ano de 1929, e logo se juntou estreitamente ao filósofo, numa relação “aberta”, sem coabitação, onde tudo valia e era aceite. Criaram entre eles uma relação polémica mas fecunda, que lhes permitiu compatibilizar as suas liberdades individuais com a sua vida em conjunto durante cerca de meio século.
Foi professora de filosofia até 1943, tendo pertencido ao comité de redacção do jornal “Temps modernes”. Com uma boa situação económica, em virtude da sua actividade literária, tornou-se uma viajante incansável a partir de 1947. Visitou os Estados Unidos, África, vários países Europeus, a China, Cuba e o Brasil.
O seu romance “Os mandarins” (1954) obteve o Prémio Goncourt e é considerado a sua obra-prima.
Entre os ensaios de sua autoria, destacam-se “O segundo sexo” (1949), uma profunda análise sobre o papel das mulheres na sociedade, 20000 exemplares vendidos na primeira semana e posto na “lista negra” do Vaticano; “A velhice” (1970), sobre o processo de envelhecimento, onde tece críticas à atitude da sociedade para com os mais idosos; e “A cerimónia do adeus” (1981), onde evoca a figura de Sartre, durante os seus últimos dez anos de vida. «A sua morte separou-nos. A minha morte não nos reunirá. É assim. Já foi bom as nossas vidas terem coincidido durante tanto tempo».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...