quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

EFEMÉRIDE - Andy Warhol, pintor e cineasta norte-americano, morreu em Nova Iorque, no dia 22 de Fevereiro de 1987. Nascera em Pittsburgh, em 6 de Agosto de 1928. Foi pioneiro do chamado movimento Pop Art.
Nos anos "sessenta", começou a pintar embalagens de produtos americanos famosos, como as latas de Coca-Cola, e ícones de popularidade, como Marilyn Monroe. Foi desenhador da revista nova-iorquina Vogue, tendo iniciado - em 1950 - uma carreira publicitária que o tornou célebre.
Quando começou a ser reconhecido como artista, passou a usar uma peruca platinada. Em 1957, fundou a sua própria agência de publicidade e, em 1963, abriu a Factory, numa fábrica abandonada. Era um atelier artístico, que servia também de estúdio para gravação das suas inúmeras obras cinematográficas. A maioria dos filmes, experimentais, não tinham assunto nem cenário e eram improvisados no momento, com actrizes descobertas ocasionalmente.
Frequentava com a mesma facilidade os meios mais extravagantes (underground) e a alta sociedade (jet set). Em 1969, lançou a revista Interview, com artigos ilustrados sobre as celebridades do momento. Em 1972, voltou à pintura, utilizando fotografias a preto e branco, que coloria artificialmente para as reproduzir depois por serigrafia, que passava em seguida à tela. Era autor igualmente de obras de arte abstracta.
Sentia-se atraído por temas que o ligavam à morte. Assim, as suas telas mais famosas são precisamente as que retratam Marilyn Monroe, pintada depois do seu suicídio, e Liz Taylor, pintada quando se encontrava gravemente doente.
Nos últimos anos da sua vida, Warhol tornou-se praticamente num pintor “por encomenda”, aplicando o seu estilo a retratos de diversas personalidades. Ao mesmo tempo, no entanto, continuava a reflectir sobre “sombras”, “pinturas por oxidação” e recriação de telas de Botticelli e de Leonardo da Vinci.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...