quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

EFEMÉRIDED. Carlos I, de seu nome completo Carlos Fernando Luís Maria Victor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão de Bragança, foi assassinado em Lisboa, no dia 1 de Fevereiro de 1908. Nascera, também em Lisboa, em 28 de Setembro de 1863. Subira ao trono em 1889 e foi o penúltimo Rei de Portugal, cognominado “O Diplomata”, em virtude das muitas visitas de Estado que fez a Madrid, Paris e Londres, retribuídas com visitas a Lisboa dos Reis de Espanha e Inglaterra, do Kaiser da Alemanha e do Presidente de França. Era um apaixonado pela Oceanografia, tendo o seu nome imortalizado num museu do Mónaco.
A sua aclamação como Rei de Portugal, por morte do pai, teve a presença de D. Pedro II, Imperador do Brasil. O seu reinado foi caracterizado por recorrentes crises políticas e a consequente insatisfação popular. Logo no início, viu-se confrontado com o Ultimato britânico de 1890, que intimava Portugal a desocupar os territórios africanos compreendidos entre Angola e Moçambique, num curto espaço de tempo. Caso contrário, seria declarada guerra entre os dois países. Os republicanos aproveitaram a ocasião para responsabilizar a coroa pelos desaires no Ultramar, mas D. Carlos soube inverter a situação e, graças ao seu talento diplomático, conseguiu colocar Portugal no centro da diplomacia europeia da primeira década do século XX. O movimento republicano continuava, no entanto, a ganhar adeptos em todo o país.
Ao regressar de uma estada em Vila Viçosa, D. Carlos e a sua comitiva viajaram de comboio até ao Barreiro e apanharam um barco para o Terreiro do Paço, onde eram esperados por vários dignitários da corte. Após os cumprimentos, a família real subiu para uma carruagem aberta em direcção ao Palácio das Necessidades. Mal começara a rodar, foi atingida por disparos vindos da multidão, que se juntara para saudar o Rei.
D. Carlos morreu imediatamente. Os autores do atentado, Alfredo Costa e Manuel Buíça, foram abatidos no local por membros da guarda real. Exames balísticos posteriores terão indicado que havia mais atiradores envolvidos no atentado. A Monarquia só duraria até 1910.
D. Carlos foi também um pintor de talento, com preferência por aguarelas de pássaros. Da sua amizade com D. Alberto, Príncipe do Mónaco, nasceu o Aquário Vasco da Gama, que pretendia desempenhar em Portugal um papel semelhante ao Museu Oceanográfico do Mónaco.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...