sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

EFEMÉRIDE - Eugene Curran Kelly, actor, dançarino, director, produtor e coreógrafo americano, morreu em Beverly Hills, Los Angeles, em 2 de Fevereiro de 1996. Nascera em Pittsburgo, na Pensilvânia, em 23 de Agosto de 1912.
Iniciou bastante novo a sua carreira, incentivado pela mãe, tendo pisado um palco pela primeira vez aos 8 anos, num espectáculo de amadores. No início, ele teria preferido uma carreira desportiva, mas o destino não o quis. Praticou, no entanto, inúmeros desportos, o que o ajudou a atingir um estilo atlético de dançar, cheio de energia. O seu olhar e o modo cativante que apresentava no cinema, contribuíram igualmente para a sua grande popularidade.
Estreou-se na Broadway em 1938. Mais tarde, já em Hollywood, contracenou com Judy Garland, Rita Hayworth e Frank Sinatra. Ao lado de Fred Astaire, Kelly foi um dos expoentes máximos dos Musicais, estilo preferido então por Hollywood. Foi actor, director, produtor e coreógrafo em várias peças, filmes e também na televisão.
Os seus filmes mais conhecidos, considerados como clássicos do género, foram Um Americano em Paris (1951) e Cantando à Chuva (1952), do qual foi igualmente director.
Foi nomeado para o Óscar de Melhor Actor em 1945 e recebeu um Óscar de Honra em 1951, em “reconhecimento da sua carreira de actor, realizador e dançarino e pela sua contribuição excepcional para a arte da coreografia no cinema”. A sua carreira começou a declinar no fim dos anos “50”. Ainda viveria cerca de quarenta anos, já sem grande notoriedade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...