quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

EFEMÉRIDE - Henry James, escritor americano, naturalizado britânico quase no fim da vida, faleceu em Londres, no dia 28 de Fevereiro de 1916. Nascera em Nova Iorque, em 15 de Abril de 1843.
Escreveu alguns dos romances, contos e críticas literárias mais importantes da literatura de língua inglesa. Algumas das suas obras foram mesmo adaptadas ao cinema.
Com 19 anos, inscreveu-se na Faculdade de Direito de Harvard que, pouco tempo depois, abandonou para se dedicar inteiramente à literatura. Em 1864, publicou anonimamente a primeira novela. No ano seguinte, publicou - já assinada, uma outra novela (The story of a Year).
Depois de uma viagem pela Europa (1869/70), que o levou a Inglaterra, França, Suiça e Itália, publicou o primeiro romance (Watch and Ward). De 1872 a 74, voltou a viajar pelo continente europeu, tendo escrito para um jornal as memórias dessas viagens.
Depois de alguns meses em Nova Iorque, regressou à Europa em 1875, onde conheceu escritores franceses célebres, como Flaubert, Zola, Maupassant e Daudet. Instalou-se então em Londres, dando começo a um dos períodos mais fecundos da sua carreira. Porém, apesar do sucesso dos seus livros, os proventos eram modestos e Henry James resolveu dedicar-se ao Teatro, o que acabou por ser um fracasso. Voltou ao romance, mas aplicando as técnicas que adquirira durante a sua curta carreira dramática.
Em 1915, desiludido com a atitude americana face à 1ª Grande Guerra Mundial, pediu e obteve a nacionalidade britânica. Sofreu dois ataques cardíacos em Dezembro desse mesmo ano e morreu em Fevereiro do ano seguinte, deixando dois manuscritos inacabados. A sua obra só atingiria a verdadeira glória após a sua morte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...