sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

EFEMÉRIDE - José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, mais conhecido por Zeca Afonso, poeta, cantor e compositor português, faleceu em Setúbal, vítima de esclerose múltipla, em 23 de Fevereiro de 1987, completa-se hoje vinte anos. Nascera em Aveiro, no dia 2 de Agosto de 1929. Foi autor de muitas canções de crítica à ditadura salazarista.
Entre os quatro e os nove anos viveu em Angola e Moçambique, onde o pai era magistrado, vindo depois para Belmonte viver com familiares do lado materno. Aos onze anos, foi estudar para Coimbra, começando a cantar alguns anos mais tarde, enquanto completava a licenciatura de Ciências Históricas e Filosóficas. Gravou o seu primeiro disco em 1958 e, algum tempo depois, gravou "Os Vampiros", que se tornou um dos símbolos de resistência antifascista.
Em 1964, regressou a Moçambique, onde foi professor de Liceu, desenvolvendo simultaneamente uma intensa actividade anticolonialista, que lhe valeu muitos problemas com a polícia política, pela qual foi detido várias vezes durante a vida. Regressado a Portugal, exerceu o professorado mas, devido ao seu activismo contra o regime, foi expulso do Ensino. Deu lições particulares para sobreviver e foi-se tornando um símbolo da resistência. O seu LP "Cantares do Andarilho" recebeu o Prémio da Casa da Imprensa, como melhor disco do ano e melhor interpretação. Percorreu o País e as comunidades de emigrantes no estrangeiro, exercendo - pela pedagogia do canto e da palavra - uma acção de agitação e consciencialização políticas.
Em 1971, editou "Cantigas de Maio", no qual surgiu "Grândola Vila Morena", que seria mais tarde imortalizada como um dos símbolos da Revolução de Abril.
Após a Revolução dos Cravos continuou a cantar, apoiando as várias organizações populares de base. Os seus últimos espectáculos decorreram em 1983, quando já se encontrava bastante debilitado. No final desse ano, foi-lhe atribuída a Ordem da Liberdade, mas o cantor recusou-a. Mais tarde, em 1994, seria feita uma nova tentativa a título póstumo, mas a sua mulher recusou igualmente, dizendo que se o marido a não tinha aceitado em vida, não seria depois de morto que a iria receber. Em 1985, foi editado o seu último álbum de originais - Galinhas do Mato – mas, devido ao avançado estado da doença, Zeca Afonso já não conseguiu cantar em público a totalidade destas canções.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...