quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

14 DE FEVEREIRO - OVELHA DOLLY

EFEMÉRIDE - A Ovelha Dolly, primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de células adultas, morreu por eutanásia em 14 de Fevereiro de 2003. Nascida em 5 de Julho de 1996, Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, onde viveu durante toda a sua vida. O feito foi atribuído a Ian Wilmut, mas este admitiu, em 2006, que Keith Campbell era na verdade o maior responsável pela clonagem.
Quase 300 células tinham sido criadas, dando origem a 29 embriões, mas apenas Dolly se desenvolveu. Foi gerada a partir de células mamárias de uma ovelha adulta, com cerca de seis anos, e era a reprodução quase fiel dum ser já existente. Dolly começou por ter uma vida normal e deu à luz dois filhotes, sempre sob cuidadosa observação.
Em 1999, a revista Nature anunciava que ela estava a desenvolver formas de envelhecimento precoce, como que acumulando a sua idade com a de Belina, a ovelha dadora. Em 2002 soube-se que sofria de um tipo de artrite degenerativa e tinha dificuldades respiratórias. Foi abatida em Fevereiro de 2003, para evitar uma morte dolorosa, provocada por uma infecção pulmonar incurável. O seu corpo empalhado está exposto no Royal Museum of Scotland, em Edimburgo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...