sexta-feira, 30 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Adelino da Fontoura Chaves, jornalista, actor e poeta brasileiro, nasceu no dia 30 de Março de 1859, em Axixá, então pequena povoação e hoje uma cidade do Maranhão. Faleceu em Lisboa, em 2 de Maio de 1884, portanto apenas com 25 anos. É patrono da Cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras.
Começou a trabalhar muito cedo, logo após ter concluído a instrução primária, tendo-se depois mudado para o Recife e alistado no exército, em Pernambuco. Colaborou na revista satírica “Os Xênios”, iniciando igualmente uma carreira de actor que o levaria de regresso à terra natal, para uma apresentação. O conteúdo do papel que aí lhe coube levou-o à prisão. Abandonou o teatro e decidiu mudar-se para o Rio de Janeiro, onde colaborou em vários periódicos, nalguns dos quais publicou poemas seus.
Em 1883, sentindo-se doente, veio para a Europa para se tratar, ao mesmo tempo que desempenhava as funções de correspondente em Paris da “Gazeta da Tarde”. Piorou com o rigor do Inverno e mudou-se para Lisboa, onde veio a falecer, no Hospital de São José. O destino cortara precocemente uma carreira literária, que se adivinhava muito meritória.
Com uma obra quase desconhecida, mesmo entre os eruditos, Adelino Fontoura não publicou nenhum livro, porque evidentemente nunca supusera morrer tão cedo. A sua poesia dispersa foi, no entanto, reunida e publicada na Revista da Academia. O mesmo aconteceu em 1943, no suplemento Autores e Livros . Em 1955, saiu finalmente o volume “Dispersos”, de Adelino Fontoura, na Colecção Afrânio Peixoto, com um prefácio de Múcio Leão sobre a vida e obra do poeta.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...