segunda-feira, 12 de março de 2007

EFEMÉRIDEAntónio Rapagnetta, conhecido como Gabriele d'Annunzio, escritor italiano, nasceu em Pescara, no dia 12 de Março de 1863, tendo morrido em Gardone Riviera, em 1 de Março de 1938, vítima de acidente vascular cerebral. A sua obra, cujos temas principais são o prazer, o gozo da vida e a beleza, situa-se entre o esteticismo e a decadência que, posteriormente, se reflectiu em toda a literatura italiana.
Em 1897, foi eleito como independente para a Câmara dos Deputados. Depois do começo da 1ª Guerra Mundial, voltou a Itália onde fez vários discursos defendendo a entrada da Itália nas hostilidades, ao lado dos aliados. Apresentou-se como voluntário e notabilizou-se como piloto de caça, tendo perdido um olho em consequência de um acidente aéreo. Em Agosto de 1918, como comandante de um esquadrão, organizou um raid que ficou famoso, ao liderar nove aviões num voo de 700 milhas para lançar panfletos sobre a cidade de Viena. Em 1919, apesar do armistício, liderou um exército de 2000 voluntários que tomou a cidade de Fiume (hoje Rijeka, na Croácia), obrigando à retirada das tropas aliadas americanas, francesas e inglesas. A operação decorreu à margem dos desejos das autoridades italianas e, desde aí, meteu-se em várias complicações que culminaram com a rendição das suas tropas no Natal de 1920.
Gabriele d’Annunzio retirou-se então para sua casa, no Lago de Garda, e dedicou os seus últimos anos à literatura. Em 1937, foi eleito presidente da Academia Real Italiana. Deixou vários romances, tragédias, colectâneas de poesia e autobiografias.
É considerado um inspirador de Mussolini, posição para onde se inclinou quando dos incidentes que se seguiram à tomada de Fiume, mas nunca se comprometeu com o regime fascista. A sua trajectória política, porém, foi surpreendente. Embora começasse por defender ideias mais ou menos progressistas, passou depois a ser quase um símbolo da extrema-direita, ao mesmo tempo que se declarava anti-nazi, detestando Hitler e opondo-se, quanto pôde, à aproximação da Itália com a Alemanha.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...