quinta-feira, 29 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Evángelos Odysséas Papathanassíu, mais conhecido como Vangelis, compositor grego, figura de destaque no mundo da música new age e electrónica, nasceu em Vólos, no dia 29 de Março de 1943.
Entre as suas composições mais conhecidas, devem salientar-se a banda sonora do filme Chariots of Fire (Carros de Fogo), que recebeu o Óscar de 1981 e, mais recentemente, a do filme “1492 - Cristóvão Colombo”, com a música “Conquista do Paraíso”. Entre muitas outras composições, destaca-se também o hino do Mundial de Futebol em 2002.
Vangelis começou a compor desde os quatro anos e aos seis já tocava em público, estudando praticamente sozinho. Mais tarde, então, estudou música clássica, pintura e direcção de filmes na Academia de Artes de Atenas.
No começo dos anos “60” formou um grupo pop, que ganhou grande notoriedade na Grécia e, quando dos Movimentos Estudantis de Maio 68, em Paris, mudou-se para a capital francesa, aí fundando uma banda rock progressivo em que o vocalista era Demis Roussos.
Iniciou a sua carreira de compositor de música para filmes em 1970 e publicou a partir daí muitos discos, principalmente desde a sua mudança para Londres. Compôs igualmente a parte musical de vários documentários do oceanógrafo francês Jacques Cousteau.
Em 1989, ganhou o Prémio Max Steiner pelo conjunto das suas músicas para filmes. Em 1991, fez parte do júri do Festival de Cannes. Em 1992, o governo francês outorgou-lhe o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.
A sua composição Mythodea, feita em 1993, seria usada mais tarde como tema das missões da NASA para Marte.
Em 2005, recebeu o WSA Public Choice Award pela banda original do filme Alexandre.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...