terça-feira, 13 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Giórgos Stylianou Seferiádis , conhecido literariamente por Giórgos Seféris, poeta, ensaísta e diplomata grego, Prémio Nobel de Literatura em 1963, nasceu em Esmirna, no dia 13 de Março de 1900. Faleceu em Atenas, em 20 de Setembro de 1971.
Com catorze anos, foi com os pais para a capital grega e - mais tarde - para Paris, onde estudou Direito e Literatura. Em 1925, regressou à Grécia, para seguir a carreira diplomática, embora tivesse demonstrado antes o seu grande interesse pela filologia e pela arte. Prestou serviço em Londres e na Albânia, até à 2ª Guerra Mundial. Entre 1957 e 1962, foi colocado em vários países árabes e voltou depois a Londres, onde participou nas negociações para a independência de Chipre.
Escreveu as suas obras em grego vernáculo, a língua falada pelos gregos letrados. Uma das suas maiores fontes de inspiração foi a “Odisseia”, de Homero, com a qual pretendeu demonstrar que a personalidade humana não tinha sofrido transformações através dos séculos. O seu primeiro livro de poemas foi publicado em 1931 - O Ponto Crítico. A crítica aclamou-o, desde logo, como o “poeta do futuro”. Foi ele que introduziu o simbolismo na moderna literatura grega.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...