terça-feira, 27 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Iuri Alexeïevitch Gagarin, cosmonauta russo e primeiro homem a viajar pelo espaço, morreu em Kirzhach, no dia 27 de Março de 1968. Nascera em Klushino, em 9 de Março de 1934 .
A viagem histórica teve lugar em 12 de Abril de 1961, a bordo da Vostok 1, com a qual fez uma órbita completa ao redor da Terra, em 1 h 48, tendo proferido então a célebre frase “A Terra é azul”. A localidade onde nasceu (Klushino), a oeste de Moscovo, foi rebaptizada “Gagarin”, após a sua morte.
Em 1955, após completar os estudos secundários e técnicos, Iuri entrara para a Escola de Aviação Militar de Orenburg, tendo-se tornado piloto de MIG-15. Em 1960, fez parte do primeiro grupo de pilotos seleccionados para o programa espacial soviético, tendo sido escolhido posteriormente para tripular a Vostok 1. Após o célebre voo, Gagarin passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia do seu país, tendo visitado também o Brasil, onde foi recebido pelo Presidente Jânio Quadros que lhe outorgou a Ordem do Cruzeiro do Sul.
A partir de 1962, ocupou o cargo de deputado no Soviete Supremo da União Soviética, até voltar ao Centro Espacial Soviético, para trabalhar no design de naves espaciais.
Mais tarde, regressou aos treinos para se qualificar num novo tipo de MIG. Durante um voo de rotina, ele e o seu instrutor morreram quando o avião que pilotavam se despenhou no solo. O Cosmódromo de Baikonur, no Kazaquistão, passou a ter também o seu nome. Uma cratera lunar passou a chamar-se igualmente “Gagarin”. Foi-lhe dado o título oficial de Herói da União Soviética.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...