sábado, 31 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Octavio Paz, escritor e diplomata mexicano, Prémio Nobel da Literatura em 1990, nasceu na cidade do México, em 31 de Março de 1914. Morreu na mesma cidade, no dia 19 de Abril de 1998.
Residia em Espanha, quando da Guerra Civil Espanhola e apoiou sem hesitações a luta dos republicanos no seu combate antifascista. Tendo entrado depois para a carreira diplomática, foi colocado em França em 1946, tendo aí conhecido vários escritores surrealistas, salientando-se André Breton.
Em 1968, quando o seu governo reprimiu com violência os estudantes em Tlatelolco, por ocasião dos Jogos Olímpicos do México, abandonou como protesto o posto que ocupava então na Embaixada Mexicana na Índia.
Escreveu Poesia e Ensaios, tendo feito também algumas traduções, entre elas a de uma Antologia de Fernando Pessoa (1984).
Em 1980, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela Universidade de Havard. Além do Prémio Nobel, obteve também, em 1981, o Prémio Cervantes, o maior galardão do mundo hispânico, e ainda o prestigioso Prémio Neustadt, em 1982. Foi fundador de várias revistas consagradas às Artes e à Política. Com a sua morte, em 1998, desaparecia um dos grandes vultos da poesia de língua espanhola no século XX.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...