sexta-feira, 2 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Serge Gainsbourg, de seu verdadeiro nome Lucien Ginzburg, autor-compositor-intérprete, actor, cineasta e cantor francês, morreu em Paris no dia 2 de Março de 1991, com o coração enfraquecido por muitos excessos. Já tivera uma crise cardíaca em 1973, a que se seguiram outras quatro, mas continuava a beber e a fumar como um louco. Nascera, também em Paris, em 2 de Abril de 1928. Durante a ocupação alemã, foi obrigado a usar a “estrela amarela” sobre a roupa, designativa de ser de origem judaica.
Escreveu canções para diversos intérpretes, de que se destacam Juliette Gréco, Françoise Hardy, France Gall, Petula Clark, Dalida, Nana Mouskouri, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve, Isabelle Adjani e Jane Birkin, sua mulher.
Adoptou o nome artístico desde a década “50” e gravou o primeiro disco em 1958. Em 1965, ganhou o Concurso da Eurovisão da Canção, em Nápoles, com “Poupée de cire, poupée de son”, cantada por France Gall, em representação do Luxemburgo.
Serge foi também actor (em 26 filmes), cineasta (dirigiu cinco filmes e onze curtas-metragens) e escreveu músicas para mais de quarenta filmes. Deixou uma infinidade de discos, alguns gravados já depois da sua morte. Só, ou em colaboração, escreveu também onze livros.
A sua mais célebre canção, provocadora e erótica, “Je T’Aime Moi Non Plus”, foi composta originalmente para Brigitte Bardot, com a qual teve um romance. Brigitte, no entanto, acabou por não autorizar a publicação, com medo do escândalo, pois da interpretação fazia parte a simulação de um orgasmo pela cantora. Gainsbourg veio a encontrar uma candidata à altura. Precisamente a actriz inglesa Jane Birkin, com a qual se casaria depois, e que já havia causado escândalo com cenas de nudez no filme Blow Up de Antonioni. O êxito foi estrondoso e mantém-se até aos nossos dias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...