domingo, 11 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Sir Alexander Fleming, cientista escocês que descobriu a penicilina, morreu em Londres no dia 11 de Março de 1955, vítima de ataque cardíaco. Nascera em Ayrshire, na Escócia, em 6 de Agosto de 1881.
Foi médico microbiologista no Hospital St. Mary de Londres até ao começo da 1ª Guerra Mundial. Durante a guerra, esteve na frente ocidental de batalha, em França, e verificou a enorme mortalidade causada por feridas, infecções, septicemia e gangrena. De regresso ao hospital, quando acabou a guerra, iniciou desde logo as pesquisas para encontrar um novo antiséptico que pudesse acabar com aquele flagelo.
Quase por acaso, mas beneficiando sobretudo do seu grande poder de observação, veio a descobrir a proteína antimicrobiana lisozima (1922) e o antibiótico penicilina (1928), facto que foi objecto de comunicação científica no Journal of Experimental Pathology (1929). Tanto os colegas como a comunidade científica não deram a devida importância à descoberta, julgando que a penicilina só serviria para tratar infecções banais. A indústria farmacêutica, que tinha investido imenso nas Sulfamidas (descoberta alemã), também não se mostrou muito interessada. Outro tanto não aconteceu, felizmente, com os cientistas norte-americanos que, anos mais tarde, durante a 2ª Grande Guerra, por intermédio dos químicos Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey, descobriram o método de purificação da penicilina que permitiria finalmente a sua síntese e distribuição às populações. Propositadamente, Fleming não patenteara a sua descoberta, pois previu que assim seria mais fácil o fabrico e difusão de um produto que ele considerava fundamental para o tratamento de infecções. Fleming escreveu também numerosos e importantes artigos sobre bacteriologia, imunologia e quimioterapia.
Fleming recebeu o Prémio Nobel de Medicina em 1945, juntamente com os aludidos químicos. Juntos tinham iniciado a “era dos antibióticos”.
Graças à descoberta da penicilina, milhões de vidas puderam e continuam a poder ser salvas, por esse Mundo fora.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...