segunda-feira, 26 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Tennessee Williams, pseudónimo de Thomas Lanier Williams, dramaturgo americano, nasceu em Columbus, no Mississipi, em 26 de Março de 1911. Morreu em Nova Iorque, no dia 25 de Fevereiro de 1983. O nome que adoptou foi uma homenagem que quis prestar a seus avós, que viviam no Tennessee.
Aos 26 anos, deixou a família e foi para Nova Orleães e depois para Nova Iorque, onde exerceu pequenas profissões, começando a escrever somente nos tempos livres. Quando os Estados Unidos entraram na 2ª Guerras Mundial, ele foi dispensado por “razões psiquiátricas, homossexualidade, alcoolismo, perturbações cardíacas e nervosas”.
Em 1943, foi para Hollywood, contratado pela Metro Goldwyn Mayer, para fazer a adaptação de um romance para o cinema. Este trabalho não foi do seu agrado, escreveu um guião à sua maneira e a Metro recusou-o. Escreveu então, por conta própria, uma peça que foi representada em Nova Iorque e lhe trouxe o êxito, aos 34 anos. Novo sucesso dois anos mais tarde, com a conhecida peça “Um eléctrico chamado desejo” (Escrita em 1947 e Prémio Pulitzer no ano seguinte), transposta para o cinema por Elia Kazan e com a estreia de uma futura grande estrela – Marlon Brando. Nos vinte e quatro anos que se seguiram, 19 peças foram criadas por Tennessee Williams e apresentadas na Broadway. Entre elas uma das mais famosas – “Gata em telhado de zinco quente”, Prémio Pulitzer 1955. Foi também presidente do júri do Festival de Cinema de Cannes em 1976.
Tennessee ficou conhecido sobretudo como dramaturgo, mas também escreveu romances, novelas e poesia. Muitas das suas peças foram adaptadas ao cinema, por grandes realizadores, o que lhe aumentou enormemente a celebridade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...