quarta-feira, 4 de abril de 2007

4 DE ABRIL - CAZUZA

EFEMÉRIDE - Agenor de Miranda Araújo Neto, conhecido como Cazuza, compositor, autor de letras e cantor brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, em 4 de Abril de 1958, tendo morrido na mesma cidade, em 7 de Julho de 1990.
Filho de um produtor fonográfico, cedo começou a ter contacto com o mundo da música. Os seus primeiros poemas e letras datam de 1965, portanto com sete anos de idade. Em 1974, esteve de férias em Londres e conheceu de perto a música de vários cantores, entre os quais Jimi Hendrix e os Rolling Stones, de quem se tornou fã. Em 1978, entrou para a Universidade mas, um mês depois, abandonou o Curso de Comunicação, para trabalhar com o pai.
Esteve depois nos Estados Unidos, voltando em 1980 ao Rio, onde colaborou com um grupo teatral. Iniciou então a sua carreira de cantor, como vocalista da banda “Barão Vermelho”, apresentando-se no Rock in Rio. Nesse período, Caetano Veloso declarou que «Cazuza era o grande poeta da sua geração».
Infectado pelo HIV, abandonou a banda porque queria ter mais tempo para compor e escrever poesia. Continuou no entanto a cantar a solo, ainda com mais sucesso. Só em 1989, admitiu publicamente a doença, morrendo um ano depois. Cazuza, apesar de ter vivido apenas 32 anos, deixou uma obra meritória. O seu show “Ideologia”, com direcção de Ney Matogrosso, viajou por todo o Brasil e foi adoptado para a televisão pela TV Globo. Em 2004, foi realizado um filme contando a história da sua vida: “Cazuza - O Tempo Não Pára”.
Após a morte de Cazuza, sua mãe criou a Sociedade Viva Cazuza, para amparo e apoio a crianças portadoras do vírus.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...