sexta-feira, 20 de abril de 2007

EFEMÉRIDE - Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, poeta brasileiro, nasceu em Cruz do Espírito Santo, Paraíba, no dia 20 de Abril de 1884. Morreu em Leopoldina, Minas Gerais, em 12 de Novembro de 1914, vítima de pneumonia dupla.
Foi um dos poetas mais estranhos do seu tempo e, ainda hoje, a sua obra é de extremos : há os que admiram a sua poesia e há os que a detestam.
Muito precoce, compôs os seus primeiros versos aos sete anos. Cursou Direito na Faculdade de Direito do Recife, obtendo o bacharelato em 1907. Acabou por se dedicar ao Ensino, sendo professor de Literatura, em várias escolas do Rio de Janeiro.
Publicou muitos poemas em vários periódicos, o primeiro (“Saudade”) em 1900, no Almanaque do Estado de Paraíba . Em 1912, publicou o seu único livro “Eu”. Um seu amigo publicou, postumamente, quase toda a poesia de Augusto dos Anjos, numa colectânea a que chamou “Eu e Outras Poesias”.
Augusto dos Anjos tinha a particularidade de fazer os seus poemas “de cabeça”, repeti-los em voz alta, de forma apaixonada e excêntrica e só depois os passar ao papel. Como geralmente fazia isto no quintal de sua casa, os vizinhos pensavam que ele era doido. A sua poesia chocou muitos na sua época, mas hoje é um dos poetas brasileiros mais reeditados e em várias editoras.
Um exemplar do “Eu” faz parte da Biblioteca da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em virtude dos termos científicos que ele utilizava nas suas composições.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...