sexta-feira, 27 de abril de 2007

EFEMÉRIDE - Fernão de Magalhães, navegador e explorador português que, ao serviço da corte espanhola, comandou a primeira viagem de circum-navegação ao globo, morreu nas Filipinas, em 27 de Abril de 1521. Nasceu em data incerta, na Primavera de 1480, em Trás-os-Montes ou em Sines, conforme as fontes consultadas.
Foi o primeiro navegador a encontrar a passagem hoje conhecida pelo seu nome (Estreito de Magalhães) e o primeiro europeu a navegar no Pacífico. A viagem provaria também, definitivamente, que a terra era redonda. Morreu no decurso da expedição, que passou a ser comandada por Sebastián el Cano, em 1522.
A sua vida aventureira começara em 1505, quando se alistou na armada que foi à Índia, tendo ali permanecido oito anos. Regressado a Portugal, teve problemas com o rei D. Manuel, provocados por boatos que corriam sobre o modo não escrupuloso de dividir as lucros de uma incursão. Foi para Espanha em 1517 e, com a aprovação do rei D. Carlos V, começou os preparativos para a aludida viagem, que tinha como principal objectivo atingir as Molucas pelo Ocidente e provar, assim, que se podia aceder às “ilhas das especiarias” através da zona de influência castelhana. A expedição, constituída por cinco navios e cerca de 250 homens, partiu de Espanha em 20 de Setembro de 1519, fez escala nas Canárias e alcançou a costa da América do Sul, chegando ao Rio de Janeiro em 13 de Dezembro. Continuando para Sul, atingiu o porto de S. Julião, na extremidade da actual costa argentina, onde hibernou. Dali fez diversas viagens de reconhecimento e nelas perdeu duas das suas naus. Apenas em Novembro de 1520 atravessou a passagem que descobrira, penetrando no mar do sul, baptizado de “Pacífico”. A fome, a sede e o escorbuto foram os seus piores inimigos. Em 7 Abril de 1521, chegou às Filipinas, começando desde logo a fazer trocas comerciais com os nativos. As grandes dificuldades da viagem tinham sido ultrapassadas.
Fernão de Magalhães viria a morrer em combate com os nativos, depois de ter sido atraído a uma emboscada. Uma única nau, a “Victória”, completaria a viagem de circum-navegação, alcançando Sevilha em 6 de Setembro de 1522. Restavam apenas 18 homens, incluindo António Pigafetta, que nos pôde deixar, com relativo pormenor, a história desta primeira viagem à roda do Mundo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...