sábado, 7 de abril de 2007

EFEMÉRIDE - Henry Ford, empresário americano, fundador da Ford Motor Company e primeiro construtor a aplicar a montagem em série aos automóveis, de modo a que eles pudessem ser vendidos em massa e a preço mais acessível, morreu em Dearborn, no dia 7 de Abril de 1947, vítima de hemorragia cerebral. Nascera em Springwells, em 30 de Julho de 1863.
Muito precoce e interessando-se por tudo o que se relacionasse com mecânica, aos quinze anos construiu o seu primeiro motor a vapor. O primeiro motor Ford seria construído em 1893 e o primeiro automóvel em 1896.
O facto de ter revolucionado a indústria automóvel é importante, não só por si, mas também pelo que isso contribuiu para a evolução da era moderna. Com Henry Ford, porém, tudo tinha começado de forma quase artesanal. A notar que o seu primeiro motor foi montado na bancada da cozinha.
Quando adoptou a montagem em série das viaturas, escolheu como cor única a cor preta e costumava dizer, em tom jocoso: «Podem ter o carro da cor que quiserem, desde que seja preto…»
Foi um empresário milionário de grande sucesso, mas não se deve branquear os seus aspectos mais negativos: nos anos 1920/40 demonstrou de várias formas o seu anti-semitismo quase doentio e colaborou, por fim, no esforço de guerra alemão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...