quinta-feira, 5 de abril de 2007

EFEMÉRIDE - Irwin Allen Ginsberg, poeta americano e membro fundador da geração “beat”, morreu em Nova Iorque, no dia 5 de Abril de 1997. Nascera em Newark, Nova Jersey, em 3 de Junho de 1926.
O comportamento de sua mãe, completamente paranóico, levou a que Allen se tornasse numa criança tímida e extremamente complicada.
Foi na escola secundária que começou a interessar-se pela poesia. Quando ingressou na universidade, relacionou-se com um grupo de jovens que, para além de gostarem de literatura, se dedicavam também à delinquência, às drogas e ao sexo desregrado. Allen ajudava-os a entrar nos meandros da literatura e, simultaneamente, ia perdendo a timidez e a ingenuidade, experimentando drogas e frequentando bares “gay”, na célebre Greenwich Village. O estilo de vida que levava, em que parecia procurar a loucura da própria mãe, trouxe-lhe mesmo a necessidade de tratamento psiquiátrico.
Em 1955, já tinha muita poesia escrita, mas quase nada publicado. Foi então que publicou Howl, um longo poema, considerado por muitos como obsceno e pornográfico, mas que lhe trouxe muita popularidade. Seguiram-se outros poemas, entre os quais Kaddish, uma meditação sobre a loucura e a morte de sua mãe.
Sentindo-se enfim mais “livre”, percorreu o mundo, descobriu o budismo e apaixonou-se por Peter Orlovsky, que seria seu companheiro durante três décadas. No início dos anos “60”, com a popularidade a crescer, lançou-se no universo hippie, ajudou a divulgar o psicadélico LSD e colaborou em muitos eventos, desde a condução de uma imensa multidão para cantar um mantra indiano até a protestos contra a guerra no Vietname. Mais tarde, aceitou um guru tibetano como seu guia pessoal e, juntamente com a poetisa Anne Waldman, criou uma escola de poesia. Quando morreu, já era considerado pelo FBI, desde há muito, como uma séria ameaça à segurança interna dos Estados Unidos…

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...