domingo, 22 de abril de 2007

EFEMÉRIDE - Miguel de Cervantes e Saavedra, romancista, dramaturgo e poeta espanhol, morreu em Madrid, no dia 22 de Abril de 1616, provavelmente vítima de hidropisia, de arteriosclerose ou de diabetes. Algumas fontes indicam como data de morte o dia 23, mas esse foi, na realidade, o dia do seu enterro. Nascera em Alcalá de Henares, em 29 de Setembro de 1547. A sua mais importante obra foi “Don Quixote de La Mancha”, e é considerado o maior vulto da literatura espanhola.
Esteve em Itália entre 1569 e 1575, onde publicou algumas poesias de valor. Ali ficou com a mão esquerda inutilizada, em resultado da participação na batalha de Lepanto, em 1571. Quando pretendia voltar a Espanha, o barco em que viajava foi apresado por piratas argelinos, tendo ficado preso em Argel, que então pertencia ao Império Otomano, até pagar o resgate, o que só foi feito em 1580. Esteve em Lisboa em 1581, onde escreveu algumas peças de teatro.
Em 1585, publicou o seu primeiro livro de ficção “A Galatea”. Foi comissário de provisões da Armada e trabalhou como cobrador de impostos. Em 1605, publicou a primeira parte de Don Quixote de la Mancha. A segunda parte só seria publicada dez anos mais tarde. Apesar da época, e da consequente falta de comunicações, o nome de Miguel de Cervantes era tão conhecido em Espanha, como em França, na Inglaterra ou em Itália. Entre 1605/1615, publicou um conjunto de doze novelas. A sua influência foi tal, que ainda hoje para designar a língua espanhola, se diz “a língua de Cervantes”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...