domingo, 1 de abril de 2007

EFEMÉRIDE - Milan Kundera, escritor de línguas checa e francesa, nasceu em Brno, na então Checoslováquia, em 1 de Abril de 1929.
Por influência do pai, começou por estudar música e aprendeu a tocar piano. Após o ensino secundário, estudou Literatura e Estética na Faculdade das Artes, mudando depois para a Escola Superior de Cinema de Praga.
Em 1950, interrompeu os estudos por desentendimentos com o partido comunista checo. Retomou a colaboração com o Partido em 1956, voltando a desentender-se em 1970. Não era considerado um “inimigo do socialismo”, mas simultaneamente era apontado como “subversivo”, pela sua maneira de pensar e de escrever.
O seu primeiro livro “O Homem, este vasto jardim” é uma recolha de poemas líricos. Alguns anos mais tarde publicou “O último Maio”, uma peça política que homenageia um herói da resistência comunista, durante a ocupação nazi. Novo livro de poemas “Monólogos” em 1957. Seguem-se vários livros, muitos dos quais criticando o regime checoslovaco.
Foi viver para França em 1975, ensinando na Universidade de Rennes. Em 1978 mudou-se para Paris e naturalizou-se francês três anos mais tarde.
Entre os muitos prémios que recebeu, salienta-se o Commom Wealth Award (1981) pelo conjunto da sua obra e o Prémio Jerusalém em 1985. A sua principal obra “A Insustentável Leveza do Ser” (1984) foi adaptada ao cinema em 1988. Só em 1995, Milan Kundera escreveu o seu primeiro livro directamente em francês. Curiosamente algumas das suas obras passaram a criticar a Europa ocidental e o mundo contemporâneo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...