terça-feira, 8 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - António José da Silva "O Judeu", escritor e dramaturgo português, nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de Maio de 1705, tendo morrido em Lisboa, no dia 18 de Outubro de 1739. De religião judaica, viveu numa época em que os judeus eram perseguidos, em Portugal e nas colónias, a menos que se afirmassem católicos. Sua mãe, acusada de ser judia, foi deportada para Portugal e processada pela Inquisição. O pai, embora também judeu, conseguiu manter a fé de forma secreta e não foi incomodado pelas autoridades. Decidiu no entanto partir para Portugal, juntamente com o filho, para se juntar à mulher.
António licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Escreveu uma sátira e tanto bastou para ser preso e torturado. Iniciou-se depois na advocacia, seguindo o exemplo do pai, mas acabou por se dedicar à escrita, tornando-se o mais famoso dramaturgo do seu tempo.
Em 1737, voltou a ser preso pela Inquisição e foi novamente torturado. Era acusado de seguir práticas judaicas. Foi estrangulado e queimado num Auto-de-Fé, aos 34 anos.
A sua vida foi matéria para a novela “O Judeu” de Bernardo Santareno e para um filme, com o mesmo nome, em 1995.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...