terça-feira, 29 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Bartolomeu Dias, célebre navegador português, morreu em 29 de Maio de 1500. Nascera no ano de 1450, em local, dia e mês desconhecidos. Diz-se, sem confirmação, que o seu local de nascimento foi Mirandela.
Na sua juventude, frequentou aulas de Matemática e de Astronomia. Em 1486, o rei D. João II confiou-lhe o comando de duas caravelas e de um barco de mantimentos, para descobrir a verdadeira extensão, para Sul, das costas do continente africano, de forma a avaliar a possibilidade de encontrar um caminho marítimo para a Índia. Foi o primeiro navegador a chegar ao Cabo das Tormentas (1488), por si baptizado, e que foi considerado um marco importante na história dos Descobrimentos. A expedição partira de Lisboa em Agosto de 1487 , atingindo a costa da actual Namíbia, o ponto mais a sul cartografado pela expedição anterior de Diogo Cão. Continuando para sul, descobriu a Angra dos Ilhéus, sendo atingido então por um violento temporal. Treze dias depois, procurou a costa, encontrando apenas o mar. Aproveitando os ventos que sopravam vigorosamente no Atlântico Sul, navegou para nordeste, redescobrindo a costa. Continuou para leste, cartografando diversas baias da costa da actual África do Sul e chegou até à Baía de Algoa. Regressou a Portugal, após uma revolta da tripulação. Com a costa sempre visível, descobriu o Cabo das Agulhas, o ponto mais a sul do continente, e o Cabo das Tormentas, actual Cabo da Boa Esperança, cuja longitude tinha contornado por alto mar na viagem de ida. Colocou padrões de pedra nos principais pontos descobertos, chegando a Lisboa em Dezembro de 1488.
Acompanhou depois a construção de navios e, em 1500, acompanhou Pedro Álvares Cabral na famosa viagem em que este descobriu o Brasil.
Mais tarde, fazendo parte da frota que seguia para a Índia, o seu navio naufragou e ele acabou por morrer, perto da sua descoberta mais famosa - o Cabo da Boa Esperança. Bartolomeu Dias foi o primeiro marinheiro a navegar longe da costa, no Atlântico Sul. A sua viagem, continuada por Vasco da Gama, abriu o caminho marítimo para a Índia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...