segunda-feira, 28 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Joseph Ignace Guillotin, médico francês, inventor de um instrumento de condenação à morte, a guilhotina, nasceu em Saintes, no dia 28 de Maio de 1738. Morreu em Paris, em 26 de Março de 1814. Esteve envolvido na causa revolucionária francesa, sendo por isso lembrado como o “político cientista”.
A sua invenção tem de ser vista com os olhos da época (anos 1700). Guillotin queria fazer desaparecer a tortura e abreviar o sofrimento dos sentenciados à morte, preocupação que estava ausente no poder absoluto do Império e na Igreja.
O aparelho foi proposto à Assembleia Nacional Constituinte em 1789, sendo afinado por um outro médico em 1792. Contra a sua vontade, a invenção foi baptizada de “guilhotina” e ele manifestou o seu desagrado por isso até morrer. A guilhotina foi também chamada “Máquina de barbear nacional”, “O moinho do silêncio”, “A viúva” e a “Gravata de Capet”. A pena de morte era aplicada até aí, de acordo com a classe social do condenado. Os nobres eram decapitados a golpe de machado por um carrasco, os regicidas eram esquartejados, os hereges queimados e os gatunos enforcados.
Fala-se menos nisso, mas Guillotin também se ocupou de divulgar a prática da vacinação contra a varíola e de instalar o primeiro Programa coerente de Saúde Pública, ao nível de todo o país. Além de médico, foi professor de anatomia e deputado. Nos seus últimos anos de vida, consagrou-se unicamente à medicina, sobretudo ao desenvolvimento de vacinas. Fundou a Sociedade dos Primeiros Médicos de Paris, antepassada da actual Academia das Ciências.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...