sábado, 12 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Manuel Alegre de Melo Duarte, poeta e político português, nasceu em Águeda, no dia 12 de Maio de 1936.
Estudou Direito na Universidade de Coimbra, tendo cumprido o serviço militar na guerra colonial em Angola (1962), Foi então preso pela polícia política, por mostrar a sua revolta contra o regime e contra a guerra.
Exilado na Argélia durante um largo período da ditadura salazarista (1964/74), ele era o principal responsável e locutor da emissora da resistência “Voz da Liberdade”. É membro destacado do Partido Socialista, pelo qual ainda hoje é deputado. Produziu uma obra de grande mérito, principalmente poética, que lhe granjeou enorme popularidade.
Publicou o seu primeiro livro em 1965 (Praça da Canção), a que se seguiram “O Canto e as Armas” (1967) e “Um barco para Ítaca” (1971). Por razões óbvias, a sua produção literária aumentou exponencialmente após a Revolução dos Cravos. Além de inúmeros livros de Poesia, escreveu igualmente Ficção e alguns Ensaios.
Ganhou o Prémio Pessoa em 1999. Em 2006, foi candidato à Presidência da República, sem o apoio do seu partido, conseguindo no entanto 20% dos votos e sendo o 2º candidato mais votado. Bateu mesmo Mário Soares, o candidato oficial do Partido Socialista. Possui, entre outras condecorações, a “Cruz da Ordem da Liberdade”, a “Comenda da Ordem de Isabel a Católica” de Espanha e a “Medalha de Mérito do Conselho da Europa”. É considerado o poeta português mais musicado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...