segunda-feira, 14 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Rita Hayworth, de seu verdadeiro nome Margarita Carmen Cansino, actriz de cinema, de nacionalidade americana, com ascendência espanhola e inglesa, morreu em Nova Iorque, no dia 14 de Maio de 1987, vítima do mal de Alzheimer. Nascera na mesma cidade, em 17 de Outubro de 1918.
O apogeu da sua carreira situou-se nos anos “40”, em que se tornou um símbolo sexual da época. Rita subira aos palcos pela primeira vez aos doze anos e, na adolescência, apresentou-se várias vezes em Casinos, na fronteira dos Estados Unidos com o México. Diz-se que um barman, apaixonado por ela, inventou então o célebre cocktail “Margarita”, em sua homenagem.
Em 1935, assinou um contrato com a “Fox” para pequenos papéis em vários filmes, assinando mais tarde com a “Columbia”. Foi por esta altura que mudou o seu nome de Rita Cansino para Rita Hayworth. Contracenou com os grandes galãs da sua era e foi considerada a maior estrela e uma das maiores dançarinas de Hollywood. Foi casada cinco vezes, contando-se entre os seus maridos Orson Welles (1943/48) e o príncipe Aly Khan (1949/53).
Nos anos “60” começou o seu declínio. Juntamente com o álcool veio a degradação física. Apesar disso, ainda actuou em alguns filmes. Em 1980, foi-lhe diagnosticada a doença de Alzheimer. Apagou-se seis anos depois, sob os cuidados de sua filha, a princesa Yasmina Aga Khan.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...