sexta-feira, 11 de maio de 2007

EFEMÉRIDE -Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí I Domenech, importante pintor, desenhador e escultor espanhol, nasceu em Figueres, na Catalunha, em 11 de Maio de 1904. Morreu na mesma localidade, no dia 23 de Janeiro de 1989.
Conhecido pelas suas obras surrealistas, com imagens incríveis e bizarras, a sua imaginação quase não tinha limites. Tomava atitudes e fazia coisas extravagantes para chamar a atenção, o que aborrecia muitas vezes aqueles que admiravam “apenas” a sua pintura.
Quando tinha doze anos, descobriu os impressionistas e, no ano seguinte, já o pai organizava uma exposição dos seus desenhos a carvão. Com quinze anos, viu os seus trabalhos expostos em público no Teatro Municipal de Figueres.
Após a morte da mãe e o segundo casamento do pai, Dalí foi para Madrid, onde continuou os estudos artísticos, atraindo a atenção de todos, com as suas excentricidades. Em breve começaria a fazer experiências cubistas, que aprendera em revista e catálogos. Salvador Dalí seria expulso da Academia, em 1926, após os exames finais, por ter declarado que não havia ninguém suficientemente competente para o avaliar. Nesse mesmo ano, foi pela primeira vez a Paris, onde esteve com Picasso.
Em 1929, conheceu Gala, sua musa e futura mulher, uma imigrante russa com mais dez anos que ele. Em 1939, foi expulso do grupo surrealista por razões políticas: sendo quase todos marxistas, não toleravam que ele se declarasse "anarco-monárquico".
Durante a 2ª Grande Guerra, Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos, onde viveram oito anos. Voltaram à Europa, mais propriamente à Catalunha, para o resto das suas vidas. A gananciosa Gala, numa tentativa de o tornar mais enérgico e capaz de pintar mais quadros, dava-lhe perigosos cocktails de anti-depressivos e calmantes, o que lhe danificou irremediavelmente o sistema nervoso, levando-o à incapacidade total. Gala morreu em 1982 e Dalí perdeu a vontade de viver. Não comia nem bebia, ficou desidratado e teve de ser alimentado por uma sonda nasal, acabando por morrer de pneumonia e falha cardíaca.
Deixou mais de 1500 quadros, ilustrações para livros, litografias, desenhos e esculturas. Colaborou em peças de Teatro, no Cinema e fez várias incursões no Mundo da Moda, onde deixou igualmente marcas da sua excentricidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...