segunda-feira, 7 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Władysław Reymont, de seu verdadeiro nome Słanisław Władysław Rejment, escritor polaco, Prémio Nobel de Literatura em 1924, nasceu em Kobiele Wielkie, no dia 7 de Maio de 1867. Morreu em Varsóvia, em 5 de Dezembro de 1925.
Os pais queriam que ele se tornasse padre, mas Wladyslaw tinha outros projectos para a sua vida. Deixou de ir à escola, mudava frequentemente de morada e de ocupação (alfaiate, comediante, caminhos de ferro e mesmo médium), viajando muito, na Polónia e também através da Europa e dos Estados Unidos da América.
Com 26 anos, fixou-se finalmente em Varsóvia e iniciou a sua vida literária. Dois anos depois (1895), publicou o seu primeiro romance: Peregrinação a Częstochowa.
Escrever era a sua grande paixão, inspirando-se muitas vezes nas suas experiências pessoais. O Prémio Nobel foi-lhe atribuído sobretudo pelo seu romance “Os Camponeses”, que é um verdadeiro espelho do campesinato polaco, nos fins do século XIX. Curiosamente, nesse ano (1924), havia também um outro nomeado da Polónia que, aliás, era tido como favorito pela opinião pública. O veredicto foi, no entanto, bem recebido.
Wladyslaw Reymont pertencia ao movimento literário “Jovem Polónia”. Publicou vários romances notáveis, mas a sua obra é quase desconhecida nos países de língua portuguesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...